Caracterização de Maputo

LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE PESQUISA E CARACTERIZAÇÃO DE MOÇAMBIQUE E MAPUTO

Conforme o Inquérito Demográfico e de Saúde de Moçambique, publicado no ano de 2013 pelos Órgãos do Instituto Nacional de Estatística e Ministério da Saúde, o país Africano situa-se na faixa sul-oriental do continente, entre os paralelos 10°27' e 26°52' de latitude Sul e entre os meridianos 30°12' e 40°51' de longitude Oeste. Destaca-se ainda que Moçambique é limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe, tendo ainda uma área de 799.390 km², dos quais 786.790 km² são terra firme, e 13.000 km² águas interiores (INE, 2011).

O país possui a leste 2.470 quilômetros de ligação com o Oceano Índico, o que se revela de fundamental importância econômica e geopolítica, visto que diversos países vizinhos situados no interior do continente dependem das rodovias e portos moçambicanos para obterem acesso ao litoral (PERMB, 2017).

Por sua vez, Maputo – localizada na margem ocidental da Baía de Maputo, no extremo sul do país, perto da fronteira com a África do Sul e, da fronteira com a Suazilândia – não é apenas a capital política e maior cidade de Moçambique, mas também o principal centro financeiro, corporativo e mercantil do país, reunindo múltiplas infraestruturas, atividades econômicas, serviços médicos, educacionais, além de sediar as grandes organizações comerciais e políticas do país. Fatores que refletem na produção local responsável por mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano (GOVERNO DE MOÇAMBIQUE, 2017).

Entretanto, vale destacar, este crescimento é acompanhado pela ampliação das desigualdades sociais e não se traduz em oportunidades concretas de emprego e renda para parcela significativa da população, que encontra grandes dificuldades para obter condições dignas de vida. Fatores estes que se expressam nos indicadores sociais de Maputo – e de todo o país – apontando para que mais de 50% da população viva abaixo da linha da extrema pobreza (PNUD, 2016).


Referências bibliográficas
  • INE. Instituto Nacional de Estatística. INQUÉRITO DEMOGRÁFICO E DE SAÚDE DE MOÇAMBIQUE. Moçambique. Calverton, Maryland, USA. 2011.
  • PERMB. Portal da Embaixada da República de Moçambique no Brasil. Disponível em: http://www.mozambique.org.br/. Acesso em 20/11/2020.
  • GOVERNO DE MOÇAMBIQUE. Portal Eletrônico do Governo de Moçambique. Disponível em http://www.portaldogoverno.gov.mz/

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
+++