“Chapas” vs. “machimbombos”

Decorrente da análise aos serviços prestados pelos “chapas” e pelos “machimbombos” dos TPM, surge uma dúvida: tendo a população opção de escolha, qual dos transportes prefere? A resposta a esta pergunta é pertinente neste trabalho porque permite prever a receptividade que a introdução de um maior numero autocarros terá na AMM, quando os utentes puderem escolher entre os “chapas” e os autocarros. 

Da experiência do autor desta tese como utilizador dos “chapas”, a característica mais valorizada pelos utentes destes veículos é, sem dúvida, a sua superior velocidade comercial. Mas por outro lado, existe igualmente um descontentamento visível pela qualidade do serviço, sendo frequente ouvirem-se queixas dos utentes relativamente à inadequação dos “chapas” ao transporte de pessoas. Há também um sentimento de indignação face ao encurtamento das rotas, que encarecem muito o transporte. 

Em relação aos TPM, a sua maior vantagem é exactamente o preço reduzido dos trajectos superiores a 9 km. Há igualmente uma preocupação e valorização cada vez maiores do serviço dos TPM ao nível da segurança e da existência de horários definidos (Manhique, 2010) que  compensam a sua baixa frequência. Por seu turno, com os “chapas”, os passageiros podem ficar longos períodos nos terminais à espera que o veículo fique lotado para que se inicie a viagem. Como a população a efectua principalmente viagens do tipo pendular, entre o local de habitação e o trabalho/estudo, a previsibilidade do horário pode, inclusive, compensar a menor velocidade comercial dos “machimbombos”. Isto permite aos passeiros programarem o seu dia-a-dia em função dos horários definidos. 

Através do estudo (Matos, 2003), e da pesquisa realizada, é possível corroborar esta ideia: quando os utentes têm possibilidade de escolha, preferem frequentemente utilizar os TPM. No entanto, resultado da oferta limitada dos TPM, os passageiros vêem-se na necessidade de utilizar o sector privado.


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