Conclusão e Recomendações nos Transporte de Passageiros em Maputo

Conclusão

As rotas menos extensas, proporcionam maior rentabilidade aos operadores dos transportes semi-colectivos, relativamente as rotas mais extensas. Este facto faz com que muitos dos proprietários tenham preferência em obter licenças para rotas com menor extensão de percurso. Assim as rotas de maior extensão ficam com poucos veículos, o que leva a uma situação de falta de transporte semi-colectivo crónico nos bairros que se encontram bem afastado das principais terminais da cidade. Desta feita, a implementação da política de concessão de rotas pode ser uma solução viável a longo prazo, na melhoria da distribuição dos transportes semi-colectivos pelas zonas urbanas e na melhoria dos serviços prestados por este sector.


Recomendações

A política de concessões de rotas aos transportadores privados, deve ser implementada em todas as zonas urbanas e recomenda-se que a política seja testada com a maior brevidade possível através de um projecto-piloto. Contudo, antes de se atribuírem quaisquer concessões, é importante que todos os detalhes sejam cuidadosamente analisados, em especial a questão da rentabilidade das rotas e ajustar-se as tarifas de modo a permitir que se obtenha um equilíbrio na rentabilidade das rotas, ou ainda subsidiar as empresas que exploram rotas que tecnicamente mostram se pouco lucrativas.

O tipo de viaturas usadas para a maior parte dos serviços não é eficiente nem adequado para o grande volume de tráfego que elas devem transportar nas zonas urbanas. Neste sentido, recomendamos que se utilizem autocarros de maior dimensão, particularmente nas principais rotas e as pequenas viaturas, que sejam retiradas gradualmente. 

A frota e a rede de transportes desenvolveram-se muito pouco ao longo de muitos anos e devem ser reorganizados para que possam satisfazer as necessidades actuais. Deve ser feita uma revisão da rede e das frotas, com urgência antes da atribuição das concessões. A rede deve basear-se em grande medida no princípio de via principal -via secundária, em que os grandes autocarros circulam nas rotas principais e as viaturas de menor dimensão nas vias secundárias com capacidade suficiente. 

Algumas rotas urbanas têm uma capacidade excessiva, pelo que se deve efectuar um estudo para se definir o grau de capacidade excessiva. 


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