RESUMO - Estratégia Global Da Reforma Do Sector Público, 2001-2011



Objectivos da Reforma Administrativa

Quando se pensa em reforma, pretende-se que os serviços públicos sejam mais operacionais, orientados para resultados e com enfoque no cidadão. O Sector Público deverá estar mais voltado para fora e não para dentro de si mesma.

Na análise de preparação deste processo de reforma, permitiu a elaboração da estratégia de Reforma do Sector Público como directriz preliminar orientada, para o arranque da reforma, com vista os seguintes Objectivos:

  • Corrigir a rigidez do Sector Público que não se adaptou às mudanças ocorridas no contexto da sua inserção;
  • Superar as deficiências relacionadas com a capacidade técnica e de gestão para a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas;
  • Elevar o nível de articulação governamental;
  • Ampliar a transparência e responsabilidades na gestão financeira e no uso dos recursos públicos;
  • Reduzir a distância entre o aparelho burocrático e a sociedade, conceder e operar mecanismos de participação dos cidadãos à exigência básica dos processos democráticos;
  • Implementar uma política de recursos humanos que proporcione a valorização, o incentivo e a qualificação do servidor público bem como a mudança de atitude, do comportamento e elevação do seu grau de consciência ética e sentido de responsabilidade e compromisso para com o cidadão.

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